CPV-LAYOUT-ENEM-CALENDARIO-2020


EDITAIS: ENEM IMPRESSO | ENEM DIGITAL

Enem Digital: o que é?

O Enem Digital é a novidade desta edição da prova. A versão virtual do exame poderá ser realizado por até 100 mil inscritos, em local de prova adaptado com computadores. As vagas serão distribuídas entre 60 municípios de 18 estados brasileiros. Aqui no Rio, serão 8.977 vagas. A opção pelo Enem Digital ficará disponível no ato da inscrição e não será possível alterar a modalidade depois da inscrição.

Estrutura: os candidatos devem ir ao local de prova para fazer quatro testes objetivos, com 45 questões cada, totalizando 90 questões por dia. A redação continuará sendo aplicada no papel.

O Enem Digital 2020 é um modelo piloto para implementação gradativa da prova, que deverá ser totalmente on-line até o ano de 2026. A ideia é incluir o uso de diversos tipos de mídia, como vídeos e jogos. Mesmo sendo virtual, o comparecimento a um local de prova pré-determinado e com fiscais se mantém. Não será possível fazer de casa, por exemplo, ou de nenhum computador privado.

O cronograma digital e o impresso seguem as mesmas datas, sendo a única exceção o dia de aplicação das provas: enquanto a versão digital acontece em 11 e 18 de outubro, a impressa será em 1 e 8 de novembro.

Confira as etapas do processo abaixo.

1 – Isenção da taxa de inscrição 

Quem tem direito?

  • estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
  • candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Onde pedir isenção: https://enem.inep.gov.br/ de 06/04 a 17/04/2020

Apresentação explicando a isenção: clique aqui

Passo a passo da isenção:

Siga os passos abaixo e aprenda como pedir isenção de sua inscrição Enem.

  • Acesse esta página do Inep: https://enem.inep.gov.br/
  • Depois, clique em “Acesse o Sistema de Isenção”
  • Em seguida, clique em “Isenção Enem”
  • Informe seu CPF e sua data de nascimento
  • Clique na figura que corresponde ao objeto indicado no texto e clique em “Enviar”
  • Leia os critérios que dão direito a essa isenção e, caso se enquadre, clique em “Li e concordo” e, depois, em “Continuar”
  • Confira as informações solicitadas na tela “Dados pessoais”. Caso não estejam corretas, entre em contato com o 0800 616161.
  • Preencha os dados de endereço e clique em “Continuar”
  • Preencha as informações relacionadas ao Ensino Médio e clique em “Continuar”
  • Se você tem NIS, informe o número ou use a ferramenta “Consulte o NIS”, que direciona para a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Se você não tem NIS, marque a opção “Não tenho NIS”.
  • Clique em “Confirmo minhas informações” e, depois, em “Continuar”
  • No visor que aparece na tela “Confirmação das Informações, confira se está tudo correto. Se precisar corrigir algum dado, clique em “Voltar”. Se estiver tudo certo, clique em “Confirmo meus dados”;
  • Na tela “Questionário Socioeconômico (QSE)”, responda a todas as questões referentes a você e a sua família de forma correta e verdadeira
  • Na tela “Contato”, informe corretamente os seus dados. É por meio deles que você poderá recuperar sua senha, caso esqueça, por exemplo.
  • Na tela “Senha”, você deve criar uma senha que será utilizada para acompanhamento da solicitação de isenção da inscrição do Enem. Caso a perca, ela será recuperada via e-mail ou SMS
  • Na tela Resumo das Informações, você terá mais uma oportunidade para conferir os dados informados e o motivo da ausência (caso tenha conseguido a isenção da inscrição do Enem no ano anterior e não tenha comparecido nos dois dias);
  • Clique em “Enviar solicitação”.

2 – Justificativa de Ausência 

falteieagora

Quem conseguiu isenção no ENEM em 2019, faltou por algum motivo e deseja solicitar isenção em 2020, deverá realizar a justificativa da ausência entre 06/04 e 17/04/2020, aqui.

Documentos aceitos para justificar a ausência: clique aqui

Os documentos devem ser enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.


3 – Inscrição 

Documentos necessários na hora da inscrição: CPF e Identidade

No ato da inscrição, você poderá optar por realizar o Enem Digital. Saiba mais abaixo.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$85,00

Se você não tiver direito à isenção da taxa de inscrição, deverá gerar o GRU (boleto) após realização da inscrição. O prazo para pagamento do boleto é até o dia 28 de maio de 2020.


O ENEM NÃO PODE SER UTILIZADO PARA SE OBTER CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Desde 2017 o ENEM não pode mais ser utilizado para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio. Se você é maior de 18 anos e deseja obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, deverá fazer o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), um exame gratuito. Sendo assim:

  • ENCCEJA:  SERVE PARA OBTER O CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO
  • ENEM: SERVE PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E NAS PARTICULARES PELO PROUNI.

4 – Atendimentos

a) Atendimento Especializado

O participante que precisar de atendimento especializado deverá informar no ato da inscrição o motivo da solicitação.

Podem ser: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Durante o período de inscrição (11 a 22/05), deverá ser enviado no site do Enem a documentação comprobatória da necessidade do atendimento.

Datas:

  • Solicitção 11 a 22/05/2020
  • Resultado 29/05/2020
  • Recurso 1º a 05/06/2020
  • Resultado do recurso 10/06/2020

b) Uso de Nome Social

Segundo o edital, o Tratamento pelo Nome Social é destinado a pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero (participante travesti ou transexual). A solicitação poderá ser feita após a inscrição, na Página do Participante, das 10h do dia 25 de maio às 23h59 do dia 29 de maio de 2020.

O participante deverá apresentar documentos que comprovem a condição que o motiva. Os documentos necessários são:

  • a) foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • b) cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto.

O resultado da análise poderá ser consultado a partir de 5 de junho de 2020. Em caso de reprovação da documentação anexada, o participante poderá solicitar recurso, das 10h do dia 08/06 às 23h59 do dia 12/06/2020 no site e inserir novos documentos para análise. O resultado do recurso sai dia 18 de junho.

Datas:

  • Solicitação 25 a 29/05/2020
  • Resultado 05/06/2020
  • Recurso 08 a 12/06/2020
  • Resultado do recurso 18/06/2020

Atenção: Para todos os atendimentos, os documentos anexados e enviados devem estar em formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

5 – Dicas

a) Cartão de confirmação:

O Cartão de Confirmação da Inscrição deverá ser consultado no site do INEP após data a ser divulgada. No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidas as seguintes informações:

  • número de inscrição;
  • data, hora e local de realização das provas;
  • indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) específico(s), se for o caso;
  • opção de língua estrangeira; e
  • solicitação de certificação, se for o caso.  

O participante pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição no seguinte endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, informando seu CPF e senha.  

 b) Como são as provas:

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.  As provas são divididas e realizadas em dois domingos, de maneira que em um se realize 90 questões e no outro 90 questões + a redação. No dia da redação, a prova tem 30min a mais de duração.

c) Confira os dias da prova!

Esse ano o ENEM será realizado em quatro domingos:

11/10/2020 Aplicação do Enem Digital: Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias. Tempo para a prova: 5h30

18/10/2020 Aplicação do Enem Digital: Provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. Tempo para a prova: 5h.

01/11/2020 Aplicação do Enem Impresso: Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; ciências humanas e suas tecnologias. Tempo para a prova: 5h30.

08/11/2020 Aplicação do Enem Impresso: Provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. Tempo para a prova: 5h.

No dia da prova: Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.

d) Fique atento e se prepare!

– Documentos: Tanto no primeiro, quanto no segundo dia, os candidatos precisam apresentar um dos seguintes documentos aceitos: carteira de identidade (RG – Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Documento Militar (Reservista ou Dispensa) e Carteira de Trabalho.

– Verifique com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas.

– Faça o trajeto até o local de prova antes do dia do Exame.

Deixe um comentário